Deusa Sigyn





Sigyn era a deusa nórdica da fidelidade e da constância. Seu nome significa “Amiga da Vitória” ou “Moça vitoriosa”. Segundo o mito, Após o término do seu casamento com Angrboda, o deus Loki passou a admirar Sigyn, uma bela serva de Frigga. Cortejando-a, acaba por descobrir que Sigyn fora prometida a um gigante. Loki provocou o assassinato do noivo, em seguida Loki tomou a forma do gigante e casou-se com Sigyn. No final da cerimônia, Loki revela a sua verdadeira forma. Odin ficou furioso. Porém, como Sigyn nunca concordara em casar-se com o gigante e aceitou Loki como seu salvador, Odin a transformou na deusa da fidelidade, uma vez que apesar da mentira a jovem serva continuava leal ao seu marido e a todos em Asgard.
Ela mudou-se para o palácio de Loki onde continuava fiel a Loki apesar da distância. Loki mimava-a com presentes caros, tamanho seu remorso.

Após o assassinato de Balder, Loki é capturado e levado à Odin para ser punido. Sigyn invade a sala do julgamento implorando ao pai e a todos que perdoassem Loki, oferecendo até mesmo sua imortalidade em troca da liberdade do deus das travessuras, mas Odin recusa alegando que Loki havia passado dos limites. Após o julgamento, Loki é condenado a ser acorrentado por uma rocha, enquanto uma serpente pingava veneno sobre o seu rosto, causando-lhe dores terríveis. Sigyn chorou e implorou e por fim, Odin lhe permite ir com Loki para que ela possa coletar o veneno da serpente com uma bacia. Porém cada vez que ela tivesse de sair para esvaziar a bacia, o veneno da serpente voltava a torturar Loki.

Acredita-se que Sigyn e Var foram as mesmas deusas, mas com o tempo Sigyn se tornou outra versão de Var, que acabou perdendo importância, e seus atributos foram transferidos para seu marido. Isso também reforçaria a ligação de Loki com o fogo.

Fonte: Internet 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Agrado para Oxum trazer a pessoa que deseja

Pedido às Almas Afogadas

Gafanhoto - Simbolismo